A África por ela mesma – área produção acadêmica

Em homenagem ao aniversário natalício de Abdias Nascimento (ele teria completado 99 anos se vivo estivesse), o Ipeafro inaugurou em 14 de março de 2013 a área Produção Acadêmica do Acervo Digital, em que dá acesso à produção acadêmica sobre os temas e as áreas em que o Ipeafro atua. Você acessa teses, artigos, dissertações e monografias cuja pesquisa tem como tema a obra e atuação de Abdias Nascimento como poeta, ativista, político, intelectual, artista plástico, homem público e homem de cultura, ou que focalizam as iniciativas e áreas de atuação dele e das organizações que ele criou. Assim, os textos podem abranger diversos temas, como o movimento negro no Brasil, o Teatro Experimental do Negro, o processo da independência da Namíbia, as políticas públicas de igualdade racial no Brasil, as relações do país com o regime do apartheid na África do Sul, o ensino da história e cultura de matriz africana e das relações étnico-raciais, e assim por diante.

Estudiosos e pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos na página do Ipeafro podem encaminhar email para pesquisa@ipeafro.org.br.

Leia aqui A África por ela mesma: a perspectiva africana na História Geral da África,tese de doutoramento de Muryatan Santana Barbosa, apresentada ao Programa em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2012.