Cais do Valongo

A nominação do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial da Humanidade, anunciada em 09/07/2017, resultou de uma iniciativa coletiva na qual o IPEAFRO participa desde 2011. A candidatura foi apresentada à UNESCO pelo governo brasileiro através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Uma equipe científica liderada pelo antropólogo Milton Guran elaborou o dossiê da candidatura, com participação da sociedade civil. Como parte da candidatura, construiu-se um Conselho Curatorial que o IPEAFRO integra.

Um grupo de intelectuais e pesquisadores do movimento negro propõe a criação do Museu Nacional do Valongo / Memorial da Diáspora Africana no sítio do Valongo, como parte do compromisso assumido com a UNESCO. Milton Guran entregou ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, a proposta com a assinatura de 57 intelectuais, entre eles os historiadores Alberto da Costa e Silva, João José Reis, José Murilo de Carvalho e Flávio Gomes e o professor congolês Kabengele Munanga. Elisa Larkin Nascimento assina pelo IPEAFRO. A proposta tem o apoio oficial da Associação Nacional de História (ANPUH).

LINK DA MATÉRIA DO MINC

Leia aqui o texto da proposta de criação do Museu Nacional do Valongo – Memorial da Diáspora Africana.

Assista ao vídeo com a presidente do IPEAFRO, Elisa Larkin Nascimento, manifestando apoio a candidatura a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Componentes do Conselho Curatorial do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo (organizações da sociedade civil)

Membros Permanentes:

Instituto Pretos Novos (IPN)

Quilombo Pedra do Sol

Eleitos em assembleia realizada na sede do IPHAN no Rio de Janeiro em 03 de junho de 2016:

Afoxé Filhos de Gandhi

Associação Cultural Remanescentes da Tia Ciata

Instituto Cultural Pequena África

Favelart

Vizinha Faladeira

Capoeira Quilombola

IPEAFRO

CEAP

Instituto Cultural e de Conciência Negra Nelson Mandela

Incubadora Afro-Brasileira

AMAMCO

Estrela da Gamboa