Encontros e Congressos

O Ipeafro vem realizando eventos e encontros em dois campos principais: o do ativismo social do movimento negro e o da política de ensino das relações étnico-raciais e da história e cultura de matriz africana.

Em 1982, o Ipeafro realizou o 3º Congresso de Cultura Negra das Américas. Foi a primeira vez em que o Brasil recebeu uma representação do Congresso Nacional Africano da África do Sul, partido de Nelson Mandela. Vieram, também, lideranças de vários países das Américas, para discutir a cultura africana e diaspórica no contexto social e político da região.

Dois anos depois, em conjunto com a ONU, o Ipeafro realizou o seminário internacional sobre a independência da Namíbia. Na ocasião, veio ao Brasil pela primeira vez uma representação da SWAPO, movimento de libertação daquele país.

Na área do ensino, os Fóruns do Ipeafro reúnem, desde 1991, educadores e administradores para debater políticas educacionais que hoje são matérias da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Leis 10.639/2003, 11.645/2008, CNE Res. 001/2004).

No Fórum Memória Viva e Ação Cultural, de 2007, o Ipeafro apresentou aos educadores reunidos a sua contribuição para a concretização dessas políticas: os livros e vídeos documentários em DVD, bem como com sua Linha do Tempo dos Povos Africanos, produzidos no contexto da exposição Abdias Nascimento Memória Viva.

3º Congresso de Cultura Negra das Américas, São Paulo, 1982.

Seminário Regional da América Latina e Caribe sobre a Independência da Namíbia, San José, Costa Rica, 1983.

Seminário Internacional sobre a Independência da Namíbia, Rio de Janeiro, 1984.

1º Fórum Estadual sobre o Ensino da História das Civilizações Africanas na Escola Pública, Rio de Janeiro, 1991.

2º Fórum Estadual sobre o Ensino da História das Civilizações Africanas na Escola Pública, Rio de Janeiro, 1993.

Colóquio Internacional “Ancestralidade e Cidadania”, Rio de Janeiro, 2004.

Fórum Memória Viva e Ação Cultural, Rio de Janeiro, 2007.

Ipeafro Sankofa 2010– Fórum Educação Afirmativa Sankofa e Oficina Matriz Africana e Ação Educativa, Rio de Janeiro.

Ipeafro Sankofa 2011– Fórum Educação Afirmativa Sankofa, Oficina Matriz Africana e Ação Educativa, exposição África Brasil: O Legado de Abdias Nascimento, Duque de Caxias.

Ipeafro Sankofa 2012– Fórum Educação Afirmativa Sankofa, Oficina Matriz Africana e Ação Educativa, exposição África Brasil: O Legado de Abdias Nascimento, Campos dos Goytacazes.