Fórum Sankofa 2011

Em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura do Município de Duque de Caxias e a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e em convênio com o Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura e com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), o Ipeafro realizou o Fórum Educação Afirmativa Sankofa e a Oficina Matriz Africana e Ação Educativa nos dias 24 a 27 de outubro de 2011 em Duque de Caxias. O objetivo era promover o debate acerca das políticas afirmativas de diversidade e inclusão no ensino brasileiro, sobretudo a de matriz africana, buscando refletir sobre ações para a inserção das temáticas relacionadas ao negro no cotidiano escolar. A versão adaptada da Exposição África-Brasil: Ancestralidade e Expressões Contemporâneas, que o Ipeafro levou à Biblioteca Leonel Brizola, no Centro de Duque de Caxias, foi o local de realização da oficina, propiciando o contato imediato dos participantes com a apresentação artística audiovisual dos conteúdos abordados.

O evento contou com 220 inscritos entre educadores da rede pública de ensino de Duque de Caxias e de outros municípios da Baixada Fluminense. A programação incluiu a realização de mesas redondas com a participação dos professores Renato Nogueira (UFRRJ), Ana Célia Silva (Conselho Estadual de Cultura da Bahia), Ibrahima Gaye (Casa das Áfricas, BH) e Helena Theodoro (FAETEC). Realizada na Biblioteca Leonel de Moura Brizola e coordenada pelas professoras Azoilda Trindade e Carla Lopes, a oficina Matriz Africana e Ação Educativa incluiu a versão adaptada da Exposição África Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas, lançada recentemente no Centro Cultural Justiça Federal. A programação contou ainda com a exibição de vídeos e debates.

Durante a sessão de encerramento do Fórum, o Prêmio Ipeafro Sankofa foi outorgado ao Mestre Russo, fundador do Grupo Cosmos e da Roda Livre de Capoeira de Duque de Caxias, em reconhecimento da dimensão educativa e da importância da capoeira como um patrimônio da cultura brasileiro. Homenageado no documentário “O Zelador”, do diretor inglês Daren Bartlett, em 2008, Mestre Russo foi representado por seu aluno Grafitte por estar fora do Brasil.

Após o encerramento do Fórum, a exposição África-Brasil, que abrigou a oficina na Biblioteca Leonel Brizola, foi aberta ao público para visitação até o dia 9 de dezembro.

Veja as fotos e o vídeo que registram alguns momentos do primeiro Fórum Ipeafro Sankofa na Baixada Fluminense.

2013,06,13-16b5a

 

 

 

 

uerj

 

 

 

 

duquedecaxias

 

 

 

 

 

secretariadeculturaeturismo

 

 

duquedecaxiaseducacao

 

 

 

 

mnisteriodaculturafundacaoculturalpalmares

 

 

 

governobrasil

 

 

ministeriodaculturabrasil