Sala de aula

Como desdobramento de sua Oficina Matriz Africana e Ação Educativa, e por sugestão dos participantes, criamos esta área do nosso site especialmente para nos comunicar com educadores e gestores da área do ensino. Você vai conhecer a iniciativa e os primeiros aportes, mas fique atenta! Nós vamos trazer aqui, para sua apreciação, outros documentos e discussões! No futuro, nosso objetivo é receber dos educadores, e deixar à disposição de todos que nos leem, propostas de atividades pedagógicas para o ensino da história e cultura de matriz africana e das relações étnico-raciais.

Desde sua fundação em 1981, o Ipeafro tem como prioridade de ação trabalhar com educadores e gestores da educação no sentido de integrar o estudo da história e cultura de matriz africana no ensino brasileiro. Co-realizador, em 1991, do primeiro fórum estadual sobre o assunto,o Ipeafro tem orgulho de pertencer hoje ao Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Rio de Janeiro.

Como parte de seu Fórum Educação Afirmativa Sankofa, o Ipeafro desenvolve a Oficina Matriz Africana e Ação Educativa, em que educadores trabalham temas e ações debatidos nas mesas temáticas do Fórum e nas publicações do Ipeafro, como a Linha do Tempo dos Povos Africanos, Suplemento Didático e os Anais e Caderno de Estudos do Fórum. O relatório das coordenadoras Azoilda Loretto Trindade e Carla Lopes conta como desenvolvemos esse trabalho, e você pode ver algumas das atividades de Caxias e Campos dos Goytacazes em nosso vídeo.

Assim, o Ipeafro dá continuidade ao legado de seu fundador Abdias Nascimento, cujo nome hoje identifica várias instituições de ensino e cultura no país. Ainda na década de 1990, em São Luis do Maranhão, por iniciativa do saudoso ativista negro João Francisco, a escola comunitária Abdias Nascimento de educação infantil foi inaugurada oficialmente pelo então prefeito Jackson Lago. Outras duas escolas educação infantil foram inauguradas recentemente: uma em Salvador (2011) e outra em Londrina (2012). E em Paraisópolis, comunidade do município de São Paulo, existe a Escola de Ensino Médio e Técnico ETEC Abdias Nascimento.

Além das escolas, existe também a Biblioteca comunitária Abdias Nascimento em Salvador e o centro público de informática da Prefeitura do Rio de Janeiro localizado em Vila Aliança, Bangu, bairro da Zona Oeste. Este foi inaugurado em fevereiro de 2013 como Nave do Conhecimento Abdias Nascimento.

A professora Gleisse, do Centro Municipal de Educação Infantil Abdias Nascimento, de Londrina, criou um livro infantil a partir do poema “Evocação da Rosa”, de Abdias Nascimento. Veja fotos das escolas Abdias Nascimento  e do livro da professora Gleisse.