Boletim IPEAFRO | Preta poética 2019 adentro

O IPEAFRO tem enorme prazer em desenvolver um projeto em parceria com a Redes da Maré, que envolve retrospectiva da vida e obra de Abdias no Centro de Artes da Maré (CAM), no Rio de Janeiro. Num primeiro momento, o poeta Milsoul Santos, nosso artista em residência, participa do lançamento do livro de Marielle na Maré. 

O dia 14 de março é aniversário natalício de Abdias e de Carolina Maria de Jesus (eles fariam 105 anos), e também o marco de um ano do assassinato de Marielle Franco. A abertura da exposição vai fazer parte de uma programação dedicada ao peso simbólico desse dia: vida, morte, continuação, luta…

A temporada vai coincidir com a exposição de pinturas de Abdias no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC. O IPEAFRO pensou, então, potencializar o diálogo entre as duas exposições, com intercâmbios de alunos e artistas entre Maré e Niterói. 

Essas atividades complementam um outro aspecto do projeto: a oficina de produção textual em escolas, centros culturais e comunitários, com nosso poeta Milsoul Santos. Veja as foto da mais recente oficina em nossa página noFacebook

Em 2020, intercâmbio internacional entre jovens da Maré e jovens dos EUA, em torno da construção de labirintos em parceria com a Sacred Sites Quest. O labirinto é um trilho único em curva fechada, uma ferramenta para transformação pessoal, psicológica e espiritual. Atribui-se aos labirintos a capacidade de enriquecer a atividade do lado cerebral responsável pelo raciocínio lógico. Ao preparar e construir o labirinto, os jovens criam e apresentam performances culturais (poesia, capoeira, música) e aprendem sobre os aspectos históricos, científicos e espirituais do labirinto, inclusive sua origem africana.

O conjunto de atividades previstas envolve atores nacionais e internacionais e para viabiliza-las é bem-vinda a participação da sociedade civil, iniciativa privada e esfera pública. Se você tem interesse em colaborar conosco, entre em contato com o IPEAFRO através do e-mail: redes@ipeafro.org.br ou pelo telefone +55 (21) 2509-2176. Não perca nenhuma novidade nos seguindo nas redes sociais e no site: http://ipeafro.org.br/