DIPLOMA DE DIREITOS HUMANOS MARIELLE FRANCO

Marielle Franco (Foto: Mídia Ninja)

A comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou o diploma de Direitos Humanos Marielle Franco, uma homenagem anual para brasileiros que cooperem com a luta por direitos básicos. De autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o PRS 7/2018 prevê possibilidade de que os premiados sejam indicados por senadores ou por decisão popular. Das quatro indicações, três serão pessoas físicas, dentre as quais haverá pelo menos uma e pelo menos uma pessoa. O quarto indicado será sempre uma empresa dedicada à promoção dos Direitos Humanos. 

Marielle Franco foi mulher negra, mãe e cria da favela da Maré. Socióloga com mestrado em Administração Pública, foi eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos (2017). Foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado, quando o carro que a transportava foi atingido por ao menos 13 disparos no bairro do Estácio, região central do Rio. Além de Marielle, o motorista Anderson Pedro Gomes também foi morto na ação dos criminosos. 


Nota redigida com informações do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisa com registro no CNPq, e sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).