Ações do Ipeafro

O Ipeafro vem se posicionando sobre temas e proposições do movimento social negro, e tomando iniciativas públicas em relação a eles. Aqui você tem acesso ao registro de algumas dessas ações do Ipeafro.

***

O IPEAFRO tem certeza do compromisso da secretária Nilcemar Nogueira com o legado da ancestralidade africana no Brasil, e manifesta seu respeito à secretária nesse sentido. Ciente do valor inestimável do Instituto Pretos Novos (IPN) como guardião de um local chave para a preservação, o reconhecimento e a disseminação do conhecimento sobre esse legado, o IPEAFRO encaminhou à secretária uma carta aberta contendo apelo para que ela interceda junto à prefeitura no sentido de dar continuidade ao apoio do Município do Rio de Janeiro para o custeio do IPN.

***

Confira a programação completa do Centenário de Abdias Nascimento.

***

É lei no Estado do Rio de Janeiro! Dia 14 de março é Dia do Ativista em razão do aniversário natalício de Abdias Nascimento (Lei Nº 5542, de 17 de setembro de 2009). Vamos fazer essa lei valer! Veja a proposta da sociedade civil para implementação desta lei.

***

A assinatura de convênio entre o Ministério da Educação e as Faculdades e Universidades Historicamente Negras dos EUA instituiu o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Conheça a mensagem de Elisa Larkin Nascimento, viúva de Abdias Nascimento e diretora do Ipeafro, lida durante a solenidade. Veja mais informações sobre o programa Abdias Nascimento:

Formação de negros e indígenas prevê oferta de bolsas nos EUA, por Diego Rocha

Ministro destaca a política de cotas ao receber troféu Raça Negra em São Paulo, Assessoria de Comunicação Social do MEC

Conheça a carta que o Ipeafro dirigiu à Ministra da Cultura, Marta Suplicy convocando o MinC para instituir reserva de 40% dos recursos da pasta, do FNC e do incentivo fiscal à cultura negra.

Conheça a carta que o Ipeafro dirigiu à Ministra da Cultura, Marta Suplicy, sobre o Festival Herança Negra de Lagos e a Feira Literária de Frankfurt (2013). O texto serviu de base para a redação da carta coletiva de entidades negras sobre a Feira de Frankfurt, que você pode acessar no site da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).