Arquivístico

Ao longo de sua trajetória como ativista, Abdias Nascimento produziu e acumulou uma vasta documentação. Desde a Frente Negra Brasileira, passando pelo Teatro Experimental do Negro à formulação e efetivação de políticas públicas com vistas à igualdade racial, o acervo Abdias Nascimento/ Ipeafro contém documentos de diferentes tipos que constituem parte da memória do ativismo negro dos séculos XX e XXI e do patrimônio cultural brasileiro.

O acervo documental inclui registros históricos produzidos ou recebidos por Abdias Nascimento e pelas instituições que ele criou ao longo de sua vida. Os itens datam de 1926 até o presente e englobam fotos, obras escritas, correspondências, entrevistas, notícias e críticas recortadas de jornais e revistas.

O Ipeafro dividiu o acervo em cinco seções: Teatro Experimental do Negro (TEN), Museu de Arte Negra (MAN), Atuação Política de Abdias Nascimento, Biografia e Produção Intelectual de Abdias Nascimento e Ipeafro. Cada seção está dividida em séries, sub-séries e dossiês. Cada documento constitui um item que pertence a um dossiê dentro de uma série, que faz parte de uma seção. O código arquivístico atribuído a cada documento reflete a sua localização dentro da estrutura organizacional do acervo.

Este acervo inclui documentos de texto e itens audiovisuais como fotos, vídeos cassete, dvds, mini dv’s, betacam, Fitas K7. 

ARQUIVÍSTICO – SEÇÕES

TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (TEN)
MUSEU DE ARTE NEGRA
ATUAÇÃO POLÍTICA DE ABDIAS NASCIMENTO
BIOGRAFIA E PRODUÇÃO INTELECTUAL DE ABDIAS NASCIMENTO
IPEAFRO – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS