Ensino

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, no período de 1983 até 1995, o Ipeafro idealizou e realizou o curso de extensão universitária Sankofa, Conscientização da Cultura Afro-Brasileira, uma das primeiras iniciativas no âmbito da academia voltadas à capacitação de educadores para a inserção da história e da cultura afro-brasileiras no ensino do país. Com a participação de destacados intelectuais e ativistas, o curso Sankofa mobilizou alunos, professores e administradores de secretarias de educação numa época em que a proposta era pouco conhecida. Hoje, existe política pública definida em lei com esse mesmo objetivo.

O Ipeafro produziu a Linha do Tempo dos Povos Africanos, peça que ilustra como os africanos produziram cultura e conhecimento, em soberania e liberdade, estendendo sua influência em todo o mundo durante milênios antes de sua escravização nas Américas. Criação da professora Elisa Larkin Nascimento, com ilustrações do fotógrafo Chester Higgins Jr. e design gráfico de Maria de Oliveira, a Linha do Tempo conta com um Suplemento Didático ilustrado. Ambas as peças aguardam recursos para viabilizar sua reprodução e distribuição a escolas, núcleos de pesquisa e organizações comunitárias.

Dividindo o tempo em períodos de 500 anos, a Linha do Tempo mostra como os africanos viveram apenas uma ínfima parte de seu tempo histórico amarrados aos grilhões da escravidão mercantil europeia e, mesmo no tempo do cativeiro e da colonização, continuaram criando cultura e conhecimento. Além de desdobrar e detalhar os fatos e eventos de cada período, o Suplemento Didático oferece orientações conceituais e noções básicas para a apresentação do material em sala de aula.