As ações do IPEAFRO seguem o preceito Sankofa, que significa aprender com o passado para melhorar o presente e o futuro. Herdeiro do Teatro Experimental do Negro e do projeto Museu de Arte Negra, o IPEAFRO procura dar continuidade à luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial empreendida por Abdias Nascimento e pelas organizações que ele criou desde 1938.
O IPEAFRO realiza atividades de pesquisa, publicações, exposições e atividades culturais com ênfase na área do ensino das relações étnico-raciais e da história e cultura de matriz africana. O IPEAFRO desenvolve trabalhos com educadores e ações em rede com outras entidades da sociedade civil e do terceiro setor.
Entre as ações e os projetos atuais do Ipeafro estão os seguintes:
Recuperar registros da história e da cultura de matriz africana por meio do tratamento e da preservação do acervo de Abdias Nascimento, que está sob a guarda do IPEAFRO.
Realizar a curadoria do acervo museológico e expor seu conteúdo em mostras artísticas, sempre com uma conotação educativa, incluindo atividades com alunos, educadores e pesquisadores.
Produzir e exibir vídeos documentários.
Promover e participar em encontros e congressos.
Conceituar e produzir a Linha do Tempo dos Povos Africanos e o respectivo Suplemento Didático.
Organizar, divulgar e editar publicações.