Coluna Ipeafro no canal Pensar Africanamente discute 78° aniversário do TEN

Canal Pensar Africanamente
Coluna IPEAFRO
Terça-feira, 4 de outubro de 2022, 19:30

Tema: 78 Anos do Teatro Experimental do Negro

Em 13 de outubro de 1944, um grupo de artistas e intelectuais negros se reuniram para criar o Teatro Experimental do Negro (TEN). Nascido junto com o teatro moderno no Brasil, o TEN desenvolveu sua atuação teatral trazendo pessoas negras para o palco e para a dramaturgia como protagonistas. Além disso, atuava politicamente contra a discriminação racial e pelos direitos humanos e sociais do povo negro. Para marcar os 78 anos do TEN, o Ipeafro realiza ato cultural e lançamento de livros no Aparelha Luzia, em São Paulo, com direção artística de Ângelo Flávio e participação de Érica Malunguinho. Neste encontro, conversamos com duas pesquisadoras e protagonistas da cena contemporânea que estão entre os maiores pensadoras do teatro hoje.

A Editora Perspectiva oferece para sorteio dois exemplares de Sortilégio, a peça teatral de Abdias Nascimento. A nova edição do texto definitivo da peça inclui textos de Jessé Oliveira, fundador do grupo Caixa Preta, e entrevistas com os atores Léa Garcia e Ângelo Flávio. Um texto introdutório de Elisa Larkin Nascimento situa historicamente a trajetória e evolução desse clássico do teatro negro e do teatro brasileiro.

Participantes:

Carmen Luz é cineasta, coreógrafa, artista visual e diretora de teatro. É bacharel e licenciada em Português–Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Cinema-Documentário pela Fundação Getulio Vargas, Pós-graduada em Teatro pela UFRJ e Mestre e Arte e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ. É fundadora e diretora da Cia. Étnica de Dança e integrante da Orquestra de Pretxs Novxs e diretora do documentário Um filme de dança, de 2013.

Leda Maria Martins é poeta, ensaísta, dramaturga e professora. É mestra em Artes pela Indiana University e doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Publicou os livros O moderno teatro de Qorpo-Santo (Ed. UFMG, 1991), A cena em sombras (Perspectiva, 1995) e Afrografias da memória (Perspectiva, 1995). Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras.
Leda é ainda Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Jatobá, em Belo Horizonte.

Elisa Larkin Nascimento, organizadora do volume e autora dos textos de apresentação, é mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York (EUA) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), foi parceira de Abdias Nascimento. Juntos fundaram, em 1981, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Ela conceituou o fórum Educação Afirmativa Sankofa e escreveu diversos livros, entre eles O Sortilégio da Cor; os quatro volumes da coleção Sankofa; Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos e Abdias Nascimento, A Luta na Política. É curadora do Museu de Arte Negra online e participa da curadoria da exposição Abdias Nascimento e Museu de Arte Negra, realizada em parceria do Ipeafro com o Inhotim (2021-23).

Sorteio: Para participar do sorteio você precisa ter uma conta no Instagram. Até às 21h dia da coluna do IPEAFRO no Pensar Africanamente, você vai fazer o seguinte:

(1) Compartilhe este evento no seu Stories, mencione e siga: @ipeafro @pensar.africanamente e @editoraperspectiva
(2) Faça um comentário e marque dois amigos

ATENÇÃO: não é permitido marcar contas fakes.

Lembre-se: o prazo é até as 21h do dia do evento. Boa sorte!!!