Documentário “Rio, Negro” estreia no Rio e em São Paulo

Atila e Juliana França se apresentam com a bandeira inspirada na pintura Okê Oxossi, de Abdias Nascimento. Crédito: Caco Fernandes

Nesta quinta, 2/03, em salas de cinema do Rio de Janeiro e São Paulo, estreia o documentário “Rio, Negro”, que traz um olhar possível para a história do Rio (e do Brasil) assentado na contribuição das populações de origem africana. O documentário tem direção e roteiro de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa e produção da Quiprocó Filmes em parceria com a Casa Fluminense. 

A partir de entrevistas e material de arquivo, a narrativa busca desvelar como a população negra forjou trajetórias e laços comunitários em uma cidade-diáspora marcada pelas disputas em torno do projeto “civilizatório” das elites brancas. O filme confere centralidade a esse debate, articulando o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências político-institucionais para o Rio de Janeiro. 

“Imperdível! O filme traz um olhar sério e aprofundado sobre o Rio, que é negro. A história mostra que Abdias Nascimento e outros intelectuais e ativistas não exageravam ao insistir, lá atrás quando quase ninguém os ouvia, que falar na tal ‘contribuição’ ou nos tais ‘aportes’ do negro à cultura brasileira é uma balela. Não existe cultura brasileira sem a população negra e sua ancestralidade”, conta Elisa Larkin Nascimento, fundadora do Ipeafro, autora e viúva de Abdias Nascimento. Elisa e Clícea Maria Miranda, professora e coordenadora de pesquisa do Ipeafro, recebeu de integrantes do filme a bandeira feita pela produção, inspirada na pintura Okê Oxossi (1970), de Abdias Nascimento. O item catalogado passa a integrar a coleção Abdias Nascimento | Museu de Arte Negra-Ipeafro. 

A equipe do filme faz a entrega oficial da bandeira inspirada na pintura Okê Oxossi, de Abdias Nascimento, ao Ipeafro. Crédito: Caco Fernandes

 

Okê Aro!

No Rio, o filme está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo!

#RioNegro #RioNegronosCinemas #QuiprocóFilmes #CasaFluminense #AbdiasNascimento