- Rafike Madu e Dayse Gomes se apresentam pelo grupo “As Malungas’
- Mário Chagas (diretor do Museu de República) no Instituto Pretos Novos
- Ana Flávia Magalhaes Pinto (diretora geral do Arquivo Nacional) no Instituto Pretos Novos
- Julio Ricardo Menezes Silva (MAN-Ipeafro), Camila Rocha Campos (0101 art plataform) e Ivanir dos Santos (Comitê Gestor Cais do Valongo) no MuhCab
- Elisa Larkin Nascimento (Ipeafro) e Marcelo Calero (secretário municipal de Cultura) no MuhCab
- Paul Gardoulle (Paul Gardullo (NMAAHC/EUA), Elisa Larkin, Sinara Rúbia (Diretora MuCab) e Mariana Maia (Arte-educadora MuCab)
No dia 13 de julho de 2023, o Instituto Pretos Novos e o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MuhCab) sediaram um encontro prévio ao Seminário Memória, Patrimônio e Sociedade, uma iniciativa conjunta do Ipeafro e da Fundação Casa Rui Barbosa, que teve cobertura exclusiva do Cultne. O evento contou com a participação de representantes de cinco instituições de museus, incluindo nomes como Paul Gardoulle, curador do Museu Nacional da História e Cultura Afro-Americana do Instituto Smithsonian dos Estados Unidos; Mário Chagas, diretor do Museu da República; Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional; Santini, presidente da Fundação Casa Rui Barbosa; Sinara Rúbia, diretora do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) do Município do Rio de Janeiro.
Diversas instituições da sociedade civil estiveram representadas, como o Instituto Pretos Novos, o Ilê Axé Oxum Apará, a Casa Sueli Carneiro e integrantes do Comitê Gestor do Cais do Valongo, contando também com a presença do secretário de cultura municipal, Marcelo Calero. Em pauta, diálogos como objetivo reunir os parceiros de realização e os participantes da programação prevista do Seminário, para estabelecer um diálogo com instituições da sociedade civil detentoras de acervos negros. A atração artística foi de “As Malungas”, que fizeram uma apresentação de jongo com a participações de Dayse Gomes, Layza Griota, Rakike Madu e Layza Griot.
No instagram do Ipeafro você pode assistir o vídeo de cobertura do evento: https://www.instagram.com/p/Cu0DiRopApY/