IPEAFRO participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos 2020

 O IPEAFRO participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos, uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. As atividades são realizadas em instituições brasileiras – que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. Em 2020, sua 4ª edição será de 8 a 14 de junho. A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2020, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). Devido às recomendações de isolamento social por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a programação será apenas virtual, nas plataformas das instituições participantes. 

PROGRAMAÇÃO IPEAFRO

Evento 1: Bate-papo com Milsoul Santos, autor do livro “Amor Sem Miséria – Texturas
Data: 10/06/2020
Horário: 19h
Transmissão pela live do instagram do IPEAFRO: https://www.instagram.com/ipeafro/
Breve descrição do evento 3: Bate-papo com Milsoul, autor do livro “Amor sem Miséria – Texturas”, de 2019. Na obra, a alma reina soberana no amor de Dandara e Zumbi. Longe daquele amor banalizado, traficado pelas mídias comerciais e posto a vende guloseimas ao apetite do burguês, o amor de Zumbi e Dandara é poesia na prática, é sólido, solidário e construtor. A autor vai ler trechos do livro e bater um papo-reto com os participantes.


Evento 2: exibição do filme “Abdias Nascimento – Memória Negra”
Data: 11/06/2020
Horário do evento 1: 18h
Link para ver o filme: Parte 1 (https://vimeo.com/25455659), parte 2 (https://vimeo.com/26115386)
Breve descrição do evento 1: filme “Abdias Nascimento – Memória Negra”, do cineasta baiano Antonio Olavo. Este filme documentário conta a trajetória de Abdias Nascimento (1914-2011), ativista cuja obra e atuação política ao longo do século XX são essenciais para a compreensão da importância das populações negras na sociedade brasileira. Tendo como eixo central um depoimento gravado em 2005, o filme registra passagens importantes da longa trajetória de vida de Abdias Nascimento em defesa do povo negro, intercalando sua narrativa com fatos marcantes da organização do Movimento Negro no Brasil, que se tornaram referências para várias gerações.


Evento 3: exibição do filme “Abdias Nascimento – Um Brasileiro no Mundo”
Data: 13/06/2020
Horário: 18h
Link/ senha para ver o filme: https://vimeo.com/425640974 /Abdias
Breve descrição do evento 2: Filme “Abdias Nascimento”, direção de Aída Marques. Aos 97 anos, Abdias Nascimento morreu como um dos maiores nomes da causa e da cultura no Brasil. Sua trajetória fez dele um fundador, um revolucionário, um monumento à luta e, sobretudo, um artista de múltiplas sensibilidades. O documentário procura resgatar este personagem central da cultura do nosso país – reconhecido e reverenciado aqui e no mundo – nas suas mais diversas faces e atividades.


 

Evento 4: Coletânea de artigos sobre a covid-19, sob a perspectiva afrocentrada
Data de início do evento 5: 14/06/2020
Horário: 12h
Link para baixar o arquivo: www.ipeafro.org.br/blog 
Breve descrição do evento 5: Artigos: uma coletânea de escritos sobre a chegada da pandemia da covid-19, sob a perspectiva afrocentrada. Autor: Julio Menezes Silva é jornalista, coordenador do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e integrante do Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (FOPIR).


Programação de outros realizadores
http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/index.php/component/content/article?layout=&id=1320