IPEAFRO participa do XX Caruru dos Ibeji no Quilombo D’oiti em Itacaré (BA)

Elisa Larkin Nascimento (esquerda) e Chico Nascimento (direita) são recebidos por Jorge Rasta (centro) no Quilombo D`óiti. Foto: Julio Menezes Silva

O IPEAFRO participou do encerramento do evento XX Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, organizado pela Casa do Boneco de Itacaré (CBI) entre os dias 13 a 17 de outubro de 2021. Sobre o tema ‘Terra, água e comunicação – Quilombo D’Oiti: uma possibilidade nos dias da destruição’’, a iniciativa propôs a comunidade negra a auto-organização em torno de um projeto político autônomo de aquilombamento diante do contexto de genocídio enfrentado pelos povos originários, africanos e seus descendentes no Brasil. 


vídeo promocional da atividade para o ano de 2021

O Caruru de Ibeji e as Pedagogingas é um encontro-celebração tradicional realizado pela CBI há 20 anos, a partir do processo de mobilização de organizações parceiras de todo Brasil em torno de práticas educativas chamadas de ‘‘pedagogingas’’ – um método próprio de transmissão e troca de conhecimento através de oficinas, rodas de conversa e vivências cotidianas. O caruru é uma celebração religiosa de matriz africana em homenagem aos Ibejis, divindades que representam as crianças, a felicidade e a continuidade da vida, com o oferecimento de um grande banquete.

O atuação do IPEAFRO junto às comunidades quilombolas não é de hoje. Em 1982 e 1983, pesquisa pioneira sobre as comunidades quilombos contou com o envolvimento pessoal de Abdias Nascimento, Elisa Larkin NAscimento e a participação do historiador Joel Rufino dos Santos. A pesquisa documentou em slides, fotografias e entrevistas com lideranças comunitárias a vida e os problemas dessas comunidades. O material está preservado e faz parte do acervo IPEAFRO.  

SOBRE A CASA DO BONECO
A Casa do Boneco de Itacaré (CBI) é uma organização comunitária voltada para o afro desenvolvimento, que há mais de 30 anos desenvolve programas de formação e capacitação profissional, produção e difusão cultural, empreendedorismo e sustentabilidade, comunicação e apropriação tecnológica, através de projetos articulados e vivência contínua. A Fazenda Modelo Quilombo D’Oiti é um território autônomo autogestionado pela CBI como um centro de formação e aplicação de um modelo de Turismo Étnico de Base Comunitária, localizado no solo ancestral do Quilombo do Oitizeiro, onde articulam-se saberes e fazeres tradicionais a partir da cosmovisão africana.

Com informações de Teia dos Povos: https://teiadospovos.org/xx-caruru-de-ibeji-e-as-pedagogingas/