KAZA 123 RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO ADINKRA, SABEDORIA EM SÍMBOLOS AFRICANOS

Atividade terá mesa de conversa, sessão de autógrafos e confraternização. Abena Busia, embaixadora da República de Gana, confirmou presença. 

A Kaza 123, centro de convívio da cultura negra localizado no coração de Vila Isabel, tradicional reduto do samba no Rio de Janeiro, recebe dia 20 de outubro, às 18h, o lançamento do livro Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos. A obra, organizada por Elisa Larkin e Luiz Carlos Gá, apresenta mais de 80 símbolos gráficos acompanhados de seus significados e provérbios desse sistema de escrita dos povos do grupo linguístico Acã, da África ocidental. Os símbolos incorporam, preservam e transmitem aspectos da história e filosofia dessa rica cultura africana.

A atividade terá uma roda de conversa com os organizadores do livro. Eles dialogam com Maria Julia Ferreira, profissional que traz a simbologia Africana em suas criações no universo do design gráfico. A mediação do papo é de Lica Oliveira, comunicadora, atriz, ex-atleta profissional de vôlei e cofundadora, com Maria Julia, da Kaza123. A embaixadora Abena Busia, representante no Brasil da República de Gana, compartilhará sua vivência direta da tradição dos adinkra. Por mais de 40 anos, a diplomata lecionou nos departamentos de Inglês e Mulheres, Estudos de Gênero e Literatura Comparada na Rutgers, Universidade do Estado de Nova Jersey. 

Após a conversa, confraternização e sessão de autógrafos. A entrada é gratuita. Será possível adquirir quitutes tradicionais da Angurmê Culinária. O evento é uma realização conjunta do Ipeafro com a editora Cobogó, a Livraria Kitabu e a Kaza 123. A publicação da nova edição de Adinkra este ano coincide com duas datas fundamentais para a história brasileira: os 200 anos da independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna. Ambos eventos constituem-se como referenciais primeiros da identidade nacional, registrada como fenômeno notadamente de memória branca e paulista – que, consequentemente, marca os cânones do imaginário nacional. Questionando implicitamente este imaginário oficial, o livro realça a perspectiva de que a arte negra no Brasil passa do moderno para o contemporâneo na medida em que “a negritude se explicita e assume um lugar visível e afirmativo pelas mãos de artistas negros e negras. A incorporação dos adinkra ao fazer artístico brasileiro faz parte deste fenômeno”, afirmam os organizadores.

SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos
Local: R. Visc. de Abaeté, 123 – Vila Isabel, Rio de Janeiro – RJ, 20551-080
Data: quinta, 20 de outubro, às 18h
Entrada: gratuita

SOBRE OS ORGANIZADORES
Elisa Larkin Nascimento, mestre em direito e em ciências sociais pela Universidade do Estado de Nova York e doutora em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo), dirige o Ipeafro (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros). Idealizou e organizou o curso “Sankofa: Conscientização da cultura afro-brasileira” na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É curadora do acervo de Abdias Nascimento e autora de O Sortilégio da Cor (2003) e Sankofa: Matrizes africanas da cultura brasileira, 4 vols. (2008-2009).

Luiz Carlos Gá é artista plástico, bacharel em design gráfico pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi professor de design gráfico na Escola de Artes Gráficas do Senai, na Escola de Belas Artes da UFRJ, nas Faculdades Integradas Silva e Souza e na Universidade Estácio de Sá. Integra várias organizações do movimento social afro-brasileiro e foi presidente do Conselho Executivo do IPDH (Instituto Palmares de Direitos Humanos).

SOBRE IPEAFRO
Há 40 anos o IPEAFRO vem se dedicando a preservar e difundir o acervo museológico e documental de Abdias Nascimento e das organizações que ele fundou ao longo de 97 anos de vida: Teatro Experimental do Negro (1944), jornal Quilombo (1948), Museu de Arte Negra (1950), e o próprio IPEAFRO (1981). A missão do Instituto é combater o racismo e desenvolver, a partir do conteúdo desse acervo, ações de caráter educativo e cultural centradas na valorização da história e cultura africanas e da Diáspora.

SOBRE KAZA 123
A Kaza123 é um espaço acolhedor como toda casa deve ser. Aqui respiramos o melhor cheirinho e saboreamos o melhor tempero do Angurmê Culinária, trocamos saberes inspirados nos melhores títulos da Livraria Kitabu, e mergulhamos na arte, na cultura, na moda e na beleza, com a Complexo B, Andrea Brasis e Espaço L.O. Situada no coração do bairro de Vila Isabel, na Zona Norte da capital fluminense, no Rio de Janeiro.

SINOPSE DO LIVRO
Adinkra – Sabedoria em símbolos africanos reúne os ideogramas da escrita da tradição dos povos do grupo linguístico acã, da África Ocidental. Em um universo filosófico e estético baseado no corpo humano, figuras de animais, plantas, astros e outros objetos, os desenhos incorporam, preservam e transmitem aspectos da história, filosofia, valores e normas socioculturais dessa rica cultura africana. O livro apresenta mais de 80 símbolos acompanhados por significados, provérbios e simbologia originais. Mais do que uma homenagem a essa ancestralidade, a obra ajuda a fundamentar uma nova articulação da identidade brasileira.

Como celebra o escritor, compositor e cantor Nei Lopes, em texto para o volume, “E assim como o kra é muito mais que a ‘alma’, um adinkra é muito mais que um símbolo gráfico. Então, através deste belo acervo, reunido e redesenhado por Elisa Larkin e Luiz Carlos Gá, em momento tão oportuno, a África parece vir dizer aos que a menosprezam e humilham, depois de tudo o que dela já fruíram, este provérbio acã: ‘Se a floresta te abriga, não a chame de selva’”. A edição conta ainda com o prefácio do professor, historiador e cientista político ganês
Anani Dzidzienyo e um ensaio da pesquisadora e artista plástica Renata Felinto sobre os adinkra e os paradigmas não europeus de registro das historicidades.

FICHA TÉCNICA
Organizadores: Elisa Larkin Nascimento e Luiz Carlos Gá
Coleção: Coleção Encruzilhada
Coordenador da coleção: José Fernando Peixoto de Azevedo
Idioma: Português
Número de páginas: 160
ISBN: 978-65-5691-076-5
Capa: Thiago Lacaz
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2022

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos
Local: R. Visc. de Abaeté, 123 – Vila Isabel, Rio de Janeiro – RJ, 20551-080
Data: quinta-feira, 20 de outubro, às 18h
Entrada: gratuita

MAIS INFORMAÇÕES
Julio Ricardo Menezes Silva
redes@ipeafro.org.br
+55 21 99722-5153