Legado de Abdias Nascimento na Alemanha

Mostra individual sobre o artista no museu Haus der Kulturen der Welt, em Berlim, é resultado de um empreendimento de pesquisa, oficinas e uma série de performances que convida artistas, ativistas, acadêmicos e pessoas de diferentes áreas da vida a imaginar novas formas de resistência cultural e política. O ponto de partida do projeto é a filosofia do quilombismo, desenvolvida pelo artista, autor e político brasileiro AbdiasNascimento. 

Denominada “O Quilombismo: Sobre resistir e insistir. Sobre fuga como luta. Sobre outras filosofias políticas democráticas e igualitárias”, a exposição reflete sobre os quilombos como metáfora, mas também examina os efeitos intelectuais e políticos de uma filosofia e ideologia baseadas neles. Ela mapeia os espaços sociais que tornaram esses lugares possíveis, seja em tempos antigos, em mundos imaginários compartilhados ou em nossas múltiplas formas contemporâneas de existência.

A mostra, que fica em cartaz  de 2 de junho a 17 de setembro de 2023, marca a reabertura da instituição – o HKW é uma casa onde culturas de convivência e hospitalidade são cultivadas, vividas e difundidas. O quilombismo é compreendido como uma filosofia de resistência, insistência e emancipação por meio da coletividade e da alegria. Isso define o tom de um programa impulsionado por práticas e tecnologias de encantamento, criando espaços de felicidade e êxtase concebidos em torno de valores igualitários. O curador-chefe da mostra é Bonaventure Dikung.