Nota de apoio à candidatura de Ivanir dos Santos ao Senado pelo PDT

Jornal Quilombo, Teatro Experimental do Negro, Rio de Janeiro, ano II, n.7-8, mar-abr/1950.

O IPEAFRO apoia as candidaturas negras comprometidas com o combate ao racismo e a construção de políticas públicas para isso, independente da legenda. Como dizia Abdias do Nascimento, a questão racial é suprapartidária. Esse posicionamento do IPEAFRO segue o exemplo do jornal Quilombo, do Teatro Experimental do Negro. O IPEAFRO pertence à Coalizão Negra por Direitos e apoia a campanha do Voto Antirracista e o Quilombo dos Parlamentos.

Nesse sentido, o IPEAFRO vem a público ratificar seu apoio à pré-candidatura de Ivanir dos Santos ao  Senado pelo PDT. Legítimo representante do movimento negro, intelectual destacado ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Socias da Universidade Federal do Rio de Janeiro e líder consolidado do movimento da sociedade civil contra a intolerância religiosa, Ivanir dos Santos dá continuidade ao protagonismo negro no PDT. Sob a liderança de Abdias do Nascimento, ainda no exílio, foi definido o quarto compromisso programático do partido: a causa das populações negras.

O PDT foi o primeiro partido a criar um órgão interno dedicado a essa causa: a Secretaria do Movimento Negro do PDT. Mulheres negras como as doutoras Maria Soares, Edialeda Salgado Nascimento e Lélia Gonzalez tiveram atuação importante. O quarto compromisso significa valorizar e garantir a representatividade negra nas eleições. A pré-candidatura de Ivanir dos Santos ao Senado recebeu o apoio do partido como afirmação desse compromisso. A confirmação de sua candidatura se faz necessária para selar esse compromisso como algo além da retórica discursiva. Nesses tempos de ataques à República, é preciso lembrar: enquanto houver racismo, não haverá democracia.