Quilombo Rio dos Macacos, o filme, ganha exibição no CCBB – RJ

Nesta sexta-feira (10), às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil, com entrada franca, será exibido o filme documentário de longa-metragem (120min, 2017) sobre a comunidade quilombola Rio dos Macacos e a sua luta pela garantia da propriedade da terra de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil, localizada entre os municípios de Salvador e Simões Filho (BA).

Além de denunciar graves violações de direitos humanos – direito de ir e vir e de acesso à água, saúde, educação, moradia e trabalho – o filme registra, inclusive com imagens produzidas no calor da hora pelos próprios quilombolas, conflitos e negociações visando a solução dos problemas; documenta aspectos culturais, simbólicos e características do território, como paisagens e lugares; registra memórias individuais e coletivas, traçando amplo painel de caráter etnográfico.

O Instituto de Pesquisas e Estudos Afrobrasileiros (IPEAFRO) vem acompanhando a luta do Quilombo Rio dos Macacos e se solidariza com a causa quilombola pelo direito à terra. Em março deste ano, por ocasião do Fórum Social Mundial 2018, as atividades propostas pelo IPEAFRO e parceiros teve o objetivo de dar visibilidade à luta quilombola e resultou em um documento assinado por diversas instituições. Leia a Declaração em Apoio ao Quilombo Rio dos Macacos.