Símbolos africanos são tema da coluna Ipeafro no canal Pensar Africanamente, na próxima terça-feira (1)

Evento ao vivo, online e gratuito, com início às 19h30, terá a participação de Elisa Larkin, Luiz Carlos Gá e Milsoul Santos, com mediação de Silvany Euclênio, além de sorteio do livro “Adinkra – Sabedoria em Símbolos Africanos”

Na próxima terça-feira (1), às 19h30, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), em sua coluna no canal Pensar Africanamente, debate o tema dos Adinkra, um conjunto de símbolos ideográficos pertencentes aos povos Acã, um grupo linguístico originário da África Ocidental. O evento ao vivo, online e gratuito terá a participação dos organizadores do livro “Adinkra – Sabedoria em símbolos africanos”, Elisa Larkin Nascimento e Luiz Carlos Gá, do poeta e escritor Milsoul Santos, autor dos livros “Pássaro preto” e “Amor sem miséria”, e da mestre em Educação pela UFF e Licenciada em História pela mesma universidade, Janete Ribeiro. A mediação é de Silvany Euclênio. Um sorteio exclusivo para usuários do Instagram contemplará dois exemplares de Adinkra. Para participar, siga as instruções do post de divulgação da ação no perfil do Ipeafro (@ipeafro). Os vencedores serão anunciados durante o evento.

O canal Pensar Africanamente é uma ferramenta de comunicação voltada para a produção e disseminação de conteúdos e informações sobre as histórias, culturas, tradições e ancestralidades africanas e afro-diaspóricas, com o objetivo de promover a soberania de negras e negros, e o enfrentamento ao racismo. A coluna do Ipeafro no canal vem desde 2020 promovendo temas de interesse das populações negras com base no acervo e na memória de Abdias Nascimento, co-fundador do Ipeafro ao lado de Elisa Larkin Nascimento. Entre os temas apresentados na coluna
estão questões ligadas à cultura, política, economia, história, literatura entre outras que denunciam o racismo no Brasil e colocam o protagonismo do legado negro-africano em evidência.

O livro “Adinkra – Sabedoria em símbolos africanos”, uma co-edição entre Ipeafro e Editora Cobogó, apresenta mais de 80 símbolos acompanhados por significados, provérbios e simbologias originais já está à venda no site da editora Cobogó. Para adquiri-lo com desconto utilize o cupom IPEAFRO10 na compra do livro. A validade do desconto é até o dia 10/11/2022.

Sobre o IPEAFRO
O IPEAFRO é uma instituição sem fins lucrativos que se dedica ao trabalho de preservação e difusão do acervo museológico e documental de Abdias Nascimento e das organizações que ele criou. Esse trabalho dá suporte à
sua missão mais ampla de desenvolver ações de caráter educativo centradas no conhecimento e na valorização da história e cultura africanas e afro-brasileiras.

Site | Instagram | Facebook

Sobre Janete Ribeiro
É mestre em Educação pela UFF e Licenciada em História pela mesma universidade. Professora de História da
Rede Faetec, membra do NEAB Sankofa da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e intelectual da Tríade Academia, Ativismos e Escola Básica.

Sobre Luiz Carlos Gá
É artista plástico, bacharel em design gráfico pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio
de Janeiro). Foi professor de design gráfico na Escola de Artes Gráficas do Senai, na Escola de Belas Artes da
UFRJ, nas Faculdades Integradas Silva e Souza e na Universidade Estácio de Sá. Integra várias organizações do
movimento social afro-brasileiro e foi presidente do Conselho Executivo do IPDH (Instituto Palmares de
Direitos Humanos).

Sobre Elisa Larkin Nascimento
Organizadora do volume e autora dos textos de apresentação, é mestre em Direito e em Ciências Sociais pela
Universidade do Estado de Nova York (EUA) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP),
foi parceira de Abdias Nascimento. Juntos fundaram, em 1981, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Ela conceituou o fórum Educação Afirmativa Sankofa e escreveu diversos livros, entre eles O Sortilégio da Cor; os quatro volumes da coleção Sankofa; Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos e Abdias Nascimento, A Luta na Política. É curadora do Museu de Arte Negra online e participa da curadoria da exposição Abdias Nascimento e Museu de Arte Negra, realizada em parceria do Ipeafro com o Inhotim (2021-23).

Sobre Milsoul Santos
Autor dos livros Pássaro preto e Amor sem miséria, milita politicamente através da arte.