“Sendo a Arte um ato de amor, ela implicitamente significa um ato de integração humana e cultural. Um ato praticado rumo a uma civilização continuamente reavaliada, recriada e compartilhada por toda a humanidade”
Abdias Nascimento
Em sua coluna de julho (6/07, às 19h) no canal de youtube Pensar Africanamente, o IPEAFRO traz o tema do amor. Para isso, apresenta o livro Amor Sem Miséria, de Milsoul Santos, no qual o autor cria texturas a partir do cotidiano e das peripécias inusitadas da vida do povo preto. O livro foca no essencial da experiência humana: que é o amor. Para dialogar com essa escrita, o filósofo Renato Noguera, autor do livro Por Que Amamos; a professora Íris Amâncio, escritora e ativista da causa negra; e a professora Elisa Larkin Nascimento, do IPEAFRO. Milsoul Santos fará uma performance de sua poesia Outras Águas de Março.
Canal Pensar Africanamente / Terça-feira, 6 de julho, 19h
Haverá sorteio de dois exemplares de Amor Sem Miséria, publicação do IPEAFRO em parceria com a Ciclo Contínuo Editorial. Para participar do sorteio você precisa ter uma conta no Instagram. Até as 17h do dia do sorteio, você vai fazer o seguinte:
(1) Compartilhe este evento no seu Stories e mencione @ipeafro @pensar.africanamente e @ciclocontinuoeditorial
(2) Envie uma mensagem pelo direct do @ipeafro com o nome do livro que será sorteado, seguido do seu nome e do seu e-mail.
Sobre os participantes
Íris Amâncio é doutora e pós-doutora em Literatura Comparada e Literaturas Africanas pelas universidades de Coimbra, Federal Fluminense (UFF) e Federal de Minas Gerais. Professora da UFF, ela coordena o laboratório LICAFRO (Letras/UFF/CNPq). Autora de vários títulos, ela se dedica à inovação social por meio da edição de livros junto à Nandyala Editora; e à promoção da bibliodiversidade com a realização de ações continuadas de letramento afroliterário.
Renato Noguera é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor de educação e de filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), coordenador do o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin). Autor de vários títulos, ele também é ensaísta, roteirista e dramaturgo.
Milsoul Santos é escrito, atua na poesia preta e coordena a Dinâmica Cultural e o Atendimento à Pesquisa do IPEAFRO. Ele é autor dos livros Pássaro Preto e Amor Sem Miséria.
Elisa Larkin Nascimento é doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo e diretora do IPEAFRO, coordena a organização e difusão do acervo documental e artístico de Abdias Nascimento e das organizações que ele criou. Autora de vários títulos, inclusive O sortilégio da cor, ela organizou a coleção Sankofa (4 volumes).