Fórum Sankofa 2012

Em parceria com Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e as secretarias municipais de educação e de cultura de Campos dos Goytacazes, e em convênio com o Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura e com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), o Ipeafro realizou nos dias 12 a 15 de março de 2012, em Campos dos Goytacazes, o Fórum Educação Afirmativa Sankofa e a exposição África-Brasil: O Legado de Abdias Nascimento. O evento buscou refletir sobre a inserção das temáticas relacionadas ao negro no cotidiano escolar e na academia, bem como trazer para o Norte Fluminense a exposição que já fora apresentada no Rio de Janeiro, Maricá, Duque de Caxias e São João de Meriti, como local de realização da Oficina Matriz Africana e Ação Educativa.

A iniciativa faz parte da proposta de ação permanente do Ipeafro em apoio à implantação da política de ensino da matriz africana e das relações étnico-raciais, que se tornou obrigatório por força de lei federal a partir de 2003. Com cerca de 320 inscritos, o Fórum incluiu palestras e mesas redondas sobre as matrizes africanas e as políticas de educação, abordando o ensino técnico e tecnológico. Participaram do Consul Honorário do Senegal e fundador da Casa África em Belo Horizonte, Ibrahima Gaye e os professores doutores Renato Nogueira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Amilcar Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Lana Lage, Lilian Sagio e Maria Clareth, da UENF; Helena Theodoro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (FAETEC); Rosália Lemos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Na mesa redonda “Desafios e oportunidades na Região Norte Fluminense”, o evento reuniu, pela primeira vez, educadores e representantes de secretarias de educação de diversos municípios do Norte Fluminense e Região dos Lagos para discutir, trocar experiências e estabelecer parcerias visando e aplicação da Lei 10639/03, buscando assim efetivar uma ação pedagógica democrática e transformadora.

No Centro de Convenções da UENF, a exposição África Brasil: O Legado de Abdias Nascimento abrigou os trabalhos da Oficina Matriz Africana e Ação Educativa, coordenada pelas professoras Azoilda Trindade e Carla Lopes. A mostra apresenta uma abordagem audiovisual das civilizações africanas e sua história, bem como da criatividade plástica que expressa o saber, a tradição e a simbologia epistemológica dos povos africanos na sua expressão plástica brasileira atual. O legado africano se expressa em duas vertentes: a cultural-artística e a dimensão política de defesa dos direitos humanos dos povos negros escravizados e discriminados. A exposição homenageia a memória do pintor, poeta, escritor e professor universitário Abdias Nascimento, que também foi senador, deputado federal e duas vezes secretário do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apresenta o trabalho das instituições que ele criou desde o Teatro Experimental do Negro (1944) com seu projeto Museu de Arte Negra (1950) até o Ipeafro (1981-presente).

Veja o registro fotográfico e em vídeo do Fórum Ipeafro Sankofa Campos!

 

bpm

 

 

 

 

 

proex

 

 

 

 

 

 

 

uenf

 

 

 

 

 

 

secretariamunicipalcultura

 

 

 

 

 

campos

 

 

 

maoseducacao

 

mnisteriodaculturafundacaoculturalpalmares

 

 

 

governobrasil

 

 

 

ministeriodaculturabrasil