Memorial Abdias em Porto Alegre

No dia 6 de abril de 2018 foi inaugurado Memorial em homenagem a Abdias do Nascimento (1914-2011) junto ao viaduto que leva o seu nome, na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre. O viaduto liga a zona sula da Capital Porto Alegre à Avenida Beira Rio.  

A proposta do nome dado ao viaduto foi levantada e defendida na Câmara Municipal de Porto Alegre a partir de 2013 por iniciativa do então vereador Delegado Cleiton. Atendendo demanda de entidades negras da cidade,  a Fundação Bienal do MERCOSUL, patrocinou o memorial identificando o nome do viaduto, que fica como legado da 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre.  

Esta obra de arte tem a assinatura do renomado fotógrafo e professor Leopoldo Plentz e traz gravada trecho do histórico discurso de estreia de Abdias Nascimento no Senado Federal, em 14 de novembro de 1991. Confira abaixo:

“Para recuperar sua própria identidade nacional e resgatar a dívida que tem para com seus cidadãos de origem africana, urge à nação brasileira mergulhar nas dimensões mais profundas da herança civilizatória africana, assim restituindo ao contingente majoritário da nossa gente – e ao próprio país – o seu autorrespeito, a sua autoestima e a sua dignidade, fontes do protagonismo e da realização humana”.

A coluna Informe Especial, do Jornal Zero Hora, publicou nota registrando a inauguração.