O livro “Pensamento Insurgente, direito à alteridade, educação e comunicação”, pela Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ganha lançamento em Salvador dia 27 de agosto das 17h às 20h, na Reitoria da UFBA, no bairro do Canela. O livro conta com as contribuições valiosas de Michel Maffesoli , Marco Aurélio Luz, Joel Rufino dos Santos, Dalmir Francisco, Pedro Benjamim Garcia ,Narcimária Luz, Elisa Larkin Nascimento, Muniz Sodré, José Félix Dos Santos, Raquel Paiva, Félix Ayoh’omidire, , Gildeci de Oliveira Leite, Lúcia Fernandes Lobato e Léa Ferreira.
AGEMÓ, O CAMALEÃO, A INSPIRAÇÃO
Na tradição do pensamento nagô, Agemó, o camaleão, é símbolo de conhecimento e sabedoria, se ajustando com sua variedade de transmutações de cores aos distintos ambientes. Este livro reúne, num só corpo, variados matizes de pensamentos que se entrelaçam formando uma rede de elaborações em um mesmo continente epistemológico.
Autores consagrados reunidos para elaborarem diversas percepções do momento histórico em que vivemos. De um lado, a crise de valores, linguagens e instituições da modernidade, com sua ideologia de pensamento uno e totalitário, a incessante acumulação de capital e o racismo. De outro, a emergência e esperança de novos valores, linguagens e instituições da pós-modernidade, o reconhecimento e a legitimação da diversidade humana, das pluralidades culturais e sociais e o signifi cado profundo da natureza e o universo infi nito.
Para alguns, é o movimento pendular entre os valores míticos de Prometeu, a predominância da técnica absoluta, a falsa onipotência do ser humano; para outros, os valores de Dionísio, a crença na sociabilidade da polis, a dimensão telúrica da terra e a admissão dos aspectos imaginativos e sagrados do existir, a alegria de viver.
Para a tradição nagô, a oscilação do pêndulo se deve a Olorun, que enviou as Mães Ancestrais para esse mundo na forma de grandes pássaros. Foram sete pássaros. Três pousaram na árvore do bem, três na árvore do mal, e um voa de uma árvore para outra.
Assim, este livro não se limita aos parâmetros positivistas, ele incorpora também a leitura das verdades ontológicas e metafísicas do discurso