O Teatro Experimental do Negro promoveu o concurso de artes plásticas sobre o tema do Cristo Negro por ocasião do 36º Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio de Janeiro em 1955. Idealizado por Abdias Nascimento e Guerreiro Ramos, o concurso teve apoio da revista Forma e de diversos religiosos como Augusto Frederico Schmidt, Dinah Silveira de Queiroz, Dom Hélder Câmara e Quirino Campofiorito. Entretanto, provocou a ira da sociedade dominante. “Reúne a blasfêmia e o sacrilégio, aliados ao mau gosto!”, bradou uma crítica no Jornal do Brasil, cujo editorial insistiu que as autoridades civis e eclesiásticas deveriam impedir que se realizasse tal “atentado à Religião e às Artes”.
Contudo, o evento foi um sucesso. Participaram do concurso 106 artistas brancos e negros. A pinturaCristo na Coluna, criada por Djanira, ganhou o prêmio do 1º lugar.
O tema do Cristo Negro continua como uma referência importante nas artes plásticas. A coleção do projeto do Museu de Arte Negra recebeu várias obras ligadas a esse tema depois do Concurso de 1955. As imagens dessas obras estão incluídas na galeria de imagens, sendo a mais recente A crucificação, do artista afro-norte-americano LeRoi Callwell Johnson (Búfalo, EUA, 1996).