Abdias 90, uma Mini-Mostra
Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio
9-12 de junho de 2004
O Ipeafro realizou a exposição Abdias 90, uma Mini-Mostra na ocasião do VII Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros / Brazilian Studies Association (BRASA), organização sediada nos Estados Unidos que reúne pesquisadores e estudiosos do Brasil. O Congresso incluiu uma sessão plenária com mesa redonda sobre a vida e obra de Abdias Nascimento.
A mostra apresentou fotografias, registros históricos e obras de arte ilustrando aspectos da trajetória de Abdias Nascimento. O conteúdo apresentado teceu a íntima ligação de seu trabalho cultural e artístico com suas propostas de políticas públicas afirmativas para a população negra no Brasil e outros aspectos dessa vida de 90 anos dedicados a combater o racismo.
Paralelo à mini-mostra, realizou-se uma sessão plenária do Congresso da BRASA dedicada à vida e obra de Abdias Nascimento, proposta do então diretor da BRASA, o sociólogo James Green, da Brown University (EUA). A mesa redonda teve coordenação do professor doutor J. Michael Turner, diretor dos Estudos da América Latina e do Caribe de Hunter College, Universidade da Cidade de Nova Iorque. O painel contou com a participação de Mãe Beata de Yemonjá, Iyalorixá do Ilê Omi Oju Aro, Casa das Águas dos Olhos de Oxossi (RJ); do professor doutor Ubiratan Castro Araújo, então presidente da Fundação Cultural Palmares, ex-diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia e hoje presidente da Fundação Pedro Calmon, Governo do Estado da Bahia; do doutor Kabengele Munanga, professor titular de antropologia e diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; do doutor João Luis Duboc Pinaud, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e ex-secretário de Direitos Humanos e Justiça do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Ficha Técnica
Curadoria: Elisa Larkin Nascimento
Concepção museográfica e roteiro: Afonnso Drumond
Iluminação: Valmyr Ferreira
Design gráfico: Luiz Carlos Gá
Trilha sonora: Afonnso Drumond
Restauro de obras de arte: Cláudio Eduardo
Reprodução e tratamento digital de posters: Américo Vermelho
Painéis fotográficos digitalizados: Emmanuel Bellard
Estúdio de gravação: Luiz.Som
Montagem cenográfica: Luciana Santos
Assistente de Produção: Alexandre Basílio
Fotografias de José Medeiros, Foto Carlos, German Lorca, Elisa Larkin Nascimento, Vantoen Pereira Jr., Ierê Ferreira, Januário Garcia, Josival Melo, Jaciara Aires, Ron Wofford, Evan Schneider, Abelardo B. Alves Neto, Evandro Teixeira/ Agência JB, Cláudio Basílio de Araújo, Marcos Ramos.
Trilha Sonora:
Moteto Bajulans, de Manoel Dias de Oliveira, Senhora Del Mundo.
Em nome de Deus, de Milton Nascimento, Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, Missa dos Quilombos.
Assumpta Est, de Manoel Dias de Oliveira, Senhora Del Mundo.
Only Saruê, tradicional afro-brasileiro, Missa dos Quilombos.
Exaltata Est, de Manoel Dias de Oliveira, Senhora Del Mundo.
Canto dos Escravos, Memória Eldorado.
Erkenne Mich, Mein Hüter, de Johann Sebastian Bach, Paixão Segundo São Mateus.
O banner “O cavalheiro das camélias” é do Caderno H de Hildegard Angel, no Jornal do Brasil.
Realização:
IPEAFRO Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros
Personas Produções
NIREMA Núcleo de Reflexão e Memória Afrodescendente, PUC-RIO
Apoio:
Decanato de Ciências Sociais, PUC-Rio
Vice-Reitoria Acadêmica, PUC-Rio
BRASA – Brazilian Studies Association / Associação de Estudos Brasileiros
Fundação Ford
Fundação Ford
Decanato de Ciências Sociais, PUC-Rio.
Vice-Reitoria Acadêmica, PUC-Rio.
BRASA – Brazilian Studies Association/
Associação de Estudos Brasileiros