Em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio (MAN-RJ), a exibição “A memória é uma invenção” reúne cerca de 300 obras vindas das coleções do próprio MAM-RJ  e de outras duas instituições: o Acervo da Laje (@acervodalaje), espaço cultural localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador; e do Museu de Arte Negra/IPEAFRO. 

Entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e azulejos, “A memória é uma invenção” reflete sobre os processos de construção de patrimônio, legado e cultura comum, ao apresentar, sob o mesmo espaço, os três acervos de arte com suas diferentes histórias, dinâmicas e atuações. 

A memória é uma invenção
4 set 2021 – 9 jan 2022
Curadoria: Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente

Do acervo do IPEAFRO, instituição responsável pela manutenção do legado de Abdias Nascimento, além de obras do artista, estão trabalhos de Heitor dos Prazeres, Gerson de Souza e Chico Tabibuia, dentre outras, que estabelecem relações com os trabalhos de Adilson Paciência, Indiano Carioca e Zaca Oliveira, artistas do Acervo da Laje. Do acervo do MAM Rio vêm peças de Anita Malfatti, Inimá de Paula e Maria Leontina, por exemplo, junto a outras adquiridas antes do incêndio do museu, em 1978.

“Esta exposição inaugura uma maneira de repensar patrimônio: um caminho que, longe de compensar as violências do passado, acredita em outras formas de criar memórias que inspirem múltiplas possibilidades de vida, no presente e no futuro”, explica Pablo Lafuente, diretor artístico do MAM Rio.

“Esperamos que os movimentos de reflexão provocados nas nossas trocas com o MAM Rio permaneçam nos novos diálogos e práticas entre os espaços culturais e nas relações com os diversos públicos que pensam e fazem arte, cultura e educação”, afirma Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

A exposição tem curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente. É parte do projeto “Legados vivos”, uma realização do MAM Rio e com patrocínio do Instituto Cultural Vale (@valenobrasil).

#MAM #MAMRio #AcervodaLaje #MuseudeArteNegra #Museu #Arte #Cultura #Memória