No mais recente episódio, torcedores do Cerro, do Uruguai, foram flagrados em atos de racismo quarta-feira (26/07), durante a partida contra o Bahia, em Pituaçu, pela segunda fase da Copa Sul-Americana de 2018. Um vídeo em que um homem com a camisa da equipe uruguaia imita um macaco foi feito por um torcedor do Bahia e No divulgado em redes sociais (veja o vídeo aqui).
Racismo e futebol caminham lado a lado, há tempos. Diversos casos são flagrados diariamente no futebol pelo mundo (caso do goleiro Aranha, o caso do zagueiro Desábato – para ficar nos mais recentes) e pouquíssimas providências são tomadas no sentido de inibir os racistas.
No entanto, não foi isso que aconteceu em uma partida de futebol na África do Sul no final dos anos 50, que gerou a mobilização do movimento negro no Brasil e deixou como legado uma lição prática de pan-africanismo (para saber mais sobre este assunto leia: O BRASIL NA MIRA DO PAN-AFRICANISMO). De acordo com o jornal Diário da Noite, em 11 de abril de 1959, “o teatrólogo Abdias Nascimento, indignado com a notícia procedente de Capetown, segundo a qual o esquadrão da Portuguesa Santista não poderia atuar hoje naquela cidade por possuir jogadores de côr, convocou através do DIÁRIO DA NOITE os anti-racistas e democratas brasileiros para uma manifestação em frente a embaixada da União Sul Africana. O presidente da República, o ministro Negrão de Lima e o Conselho Nacional de Desportos, receberão telegramas de negros brasileiros, solicitando uma denúncia junto à Organização das Nações Unidades”.
Capetown ou Cidade do Cabo é uma cidade da África do Sul, país que viveu entre 1948 e 1990 sob o regime segregacionista do apartheid. Uma das maiores vergonhas da humanidade, sistema dominado por “brancos”, lançou os negros sul-africanos ao caos e a injustiça. Uma das referências nas articulações que buscavam mitigar os efeitos da segregação sobre os africanos daquele país, Nelson Mandela, foi preso político mantido em regime fechado por longos 27 anos,de 1963, quando entrou na prisão da Ilha Robben de onde só sairia em 1990.