RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Quatro organizações da sociedade civil se juntaram em uma manhã de sol no Rio de Janeiro para facilitar o acesso a alimentos saudáveis e promover a esperança. Em 25 de abril de 2020, rede Floresta Viva, Associação de Moradores da Pereira da Silva, projeto Morrinho e Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) se juntaram para viabilizar um kit com dezenas de alimentos cultivados livres de veneno, 250g de sabão ecológico e um litro de água sanitária. A ação fez parte de um plano emergencial no contexto da pandemia mundial de saúde provocada pelo covid-19. O isolamento físico e social têm provocado a realidade de famílias pobres e negras à limites extremos de vida e sobrevivência.
AÇÃO EM NÚMEROS
35 famílias beneficiadas
+ de 100 pessoas assistidas
4 organizações envolvidas
COMUNICAÇÃO
Redes Sociais do IPEAFRO
https://www.facebook.com/pg/Ipeafro1/photos/?tab=album&album_id=3175713472479826
https://www.instagram.com/p/B_a4ZP6p3W0/
SOBRE
PROJETO MORRINHO
O projeto conta a história de uma comunidade, de forma autêntica e com respeito. Iniciado em 1997 por dois crias do morro, o espaço cultural articula lindamente a geografia em que foi formado, com vistas à Baía de Guanabara. O trabalho se desenvolve a partir de uma coleção de milhares de tijolos quebrados e pintados que são transformados em interpretações artísticas de ruas e bairros. O que começou holisticamente como uma manifestação do direito de brincar transformou-se numa revolução artística. Hoje, 24 anos depois, o Morrinho é um espaço comunitário coletivo e cultural que une criatividade, turismo, educação e ativismo. Os trabalhos artísticos já foram expostos no Brasil e no exterior.
FLORESTA VIVA
É uma rede de incentivo à agricultura livre de venenos, formada por dezenas de famílias organizadas em torno da agricultura familiar, na região de Nova Friburgo, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Os alimentos são cultivados e retirados da terra respeitando-se os preceitos da agroecologia, o que garante um produto alimentício de alto teor de qualidade. Além de cuidar do cultivo e da distribuição dos alimentos por diferentes cidades do Rio de Janeiro, os agricultores formam um cinturão de proteção da natureza, tratando a terra com o zelo que ele deve ter.
INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS(IPEAFRO)
É uma associação sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro que exerce sua ação em quatro áreas: ensino, pesquisa, cultura e documentação. Fundado por Abdias Nascimento em 1981, o IPEAFRO guarda seu acervo documental e museológico e com base nele exerce essa ação. Abdias Nascimento (1914 – 2011) foi um dos maiores expoentes da cultura negra e do pensamento afrocentrado no país e no mundo. Criou o Teatro Experimental do Negro e atuou como curador do projeto Museu de Arte Negra. Parlamentar, intelectual e homem de cultura, ele defendeu os direitos humanos e civis do povo negro no Brasil e no mundo. Foi indicado oficialmente ao Prêmio Nobel da Paz de 2010). Os valores culturais de matriz africana emergem com vigor nas suas criações plásticas e literárias como pintor, poeta e dramaturgo.
ASSOCICAÇÃO DE MORADORES DA PEREIRA DA SILVA
É uma organização de moradores cujos objetivos são proporcionar entretenimento sociocultural dentro da comunidade, ajudar na transformação social do local e áreas vizinhas, trazer visibilidade social e cultural, além de apoiar instituições locais, projetos, ONGs, comércio, pousadas e outros.