Coluna do Ipeafro no Pensar Africanamente discute evidência da Arte Negra

Canal Pensar Africanamente
Coluna IPEAFRO
Terça-feira, 06 de junho de 2023, 19:30
Online, pelo canal YouTube ou pelo Facebook Pensar Africanamente

TEMA: Arte Negra em evidência

A arte negra está em evidência, destacando-se como uma poderosa expressão cultural que promove a visibilidade, a representatividade e a valorização das experiências, identidades e histórias da diáspora africana. Através de diversas formas de expressão artística, como pintura, escultura, música, dança, literatura e teatro, artistas têm se dedicado a retratar suas vivências, resgatar memórias ancestrais e desafiar estereótipos prejudiciais. Essa visibilidade crescente tem contribuído para a construção de uma narrativa diversificada no cenário artístico e na história brasileira em geral, incentivando diálogos sobre a altivez das populações negras, suas lutas, conquistas e contribuições para a sociedade. A arte negra em evidência é um convite para reflexões profundas, um meio de combater o racismo em suas dimensões diversas e uma celebração da riqueza cultural que permeia a experiência afrodescendente.

BIOGRAFIA E CONTATO DOS PARTICIPANTES

Dayse Gomes é ilustradora, pintora, formada em Artes Plásticas, empreendedora da marca Arte Griot. É Coord.da Vitrine Negra, expõe artes juntamente com o outras pretas artesãs na loja do Muhcab. É feminista, ativista dos Direitos Humanos, faz parte do Fórum Estadual De Mulheres Negras/RJ, Aqualtune – Associação de Mulheres Negras e contribui na assessória do Ipeafro.

Marcel Diogo é graduado em Pintura e Licenciatura pela Escola de Belas Artes, UFMG, 2007 e 2009. Desenvolve pesquisas em diversos meios, dentre os quais, destacam-se sua produção pictórica e projetos curatoriais independentes. Coordena o Atelier do Ressaca na fronteira entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem e leciona em uma escola pública. Participou de importantes exposições como “Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para os Brasileiros” no IMS – Instituto Moreira Salles em São Paulo, “I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea” na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre, residência artística Barda del Desierto na Patagônia e Crudo Arte Contemporáneo em Rosário, na Argentina; Arkane – Residência artística de Casablanca no Marrocos e Residência Artística do EXA, no Espaço Quilombola Teto Aberto, em Pinhões, Santa Luzia – MG. Atualmente representado pela Mitre Galeria e Diáspora Galeria.

Moisés Patrício utiliza diferentes técnicas em suas obras, como pintura, desenho, escultura e instalação, e muitas vezes incorpora materiais naturais e elementos simbólicos em suas criações. Suas obras são influenciadas por sua própria experiência pessoal e cultural, bem como por sua pesquisa e estudo sobre a história e a cultura afro-brasileira. Entre os temas que ele aborda em suas obras, estão questões relacionadas à identidade, religiosidade, ancestralidade e resistência. Moisés Patrício é um artista importante dentro do cenário da arte afro-brasileira e tem participado de exposições e eventos em todo o Brasil e mundo.

PERFORMANCE ARTÍSTICA
Milsoul Santos. Autor dos livros Pássaro preto e Amor sem miséria. Milita politicamente através da arte.

SORTEIO
Catálogo da exposição no MAC: Abdias Nascimento: um espírito libertador. Para participar do sorteio você precisa ter uma conta no Instagram. Até às 21h do dia do sorteio, você vai fazer o seguinte:

(1) Compartilhe este evento no seu Stories, mencione e siga: @ipeafro @pensar.africanamente
(2) Faça um comentário e marque dois amigos

ATENÇÃO: não é permitido marcar contas fakes.

Lembre-se: O prazo é até as 21h do dia do evento. Boa sorte!!!