O negro como tema e sujeito na produção intelectual de Abdias do Nascimento, 1944-1968

Resumo

Esta dissertação tem o objetivo de estudar como o negro é pensado e representado na produção intelectual de Abdias Nascimento no período em que esteve à frente do Teatro Experimental do Negro (1944-1968). Para fins elucidativos recorreremos a fatos que antecederam, e sucederam este período. No entanto, situaremos o autor no contexto histórico e social do pós-Estado Novo ao Ato Institucional N°5, e analisaremos a construção de seu pensamento sobre as relações raciais no Brasil, e sua militância antirracismo, a partir de correntes intelectuais, políticas e ideológicas que o influenciaram. Discorreremos sobre como a noção de uma identidade cultural negra é construída no discurso de Abdias Nascimento neste período de mudanças sobre as formas de pensar as relações raciais no Brasil.

Palavras chave:

Abdias Nascimento; movimento negro; identidade; história.
Leia aqui: Gabriel-Rocha-DISSERTACAO

Abstract

This dissertation aims to study how black people are conceived and represented in intellectual productions of Abdias Nascimento when he led the Teatro Experimental do Negro (1944-1968). For illustrative purposes we will use the facts that preceded and followed that period. However, we will place the author in the historical and social context from 1944 to 1968, and will look the construction of his thinking on race relations in Brazil, and his anti-racism activism, considering his intellectual, political and ideological influences. We look at how the notion of a black cultural identity is constructed in Abdias Nascimento’s discourse in that period of changes on ways of thinking about race relations in Brazil.

.

Key words:

Abdias Nascimento; black movement; identity; history.
Leia aqui: Gabriel-Rocha-DISSERTACAO