Anais Fórum 2007

Em 2007, o Ipeafro realizou, na sede do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro o Fórum “Memória Viva e Ação Cultural na Escola”, com o objetivo explorar o potencial educativo do conjunto de publicações que o Ipeafro produziu no âmbito da exposição “Abdias Nascimento Memória Viva” na ocasião dos 90 anos do ativista. O Ipeafro publicou os Anais desse Fórum em forma de livro.

No Fórum, o Ipeafro apresentou aos educadores e gestores de educação o catálogo, a Linha do Tempo dos Povos Africanos e respectivo Suplemento Didático, bem como vídeos documentários sobre o conteúdo do acervo apresentado na mostra. Realizada em 2004 no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, a exposição apresentou um rico panorama da herança cultural africana e afro-brasileira. A mostra recebeu mais de trinta mil pessoas entre alunos, escolas, educadores e pesquisadores, com quem o Ipeafro realizou diversas atividades de caráter educativo, distribuindo exemplares do catálogo e dos vídeos.

O Ipeafro entendeu que o conjunto de produtos resultante da exposição teria utilidade para a aplicação da lei 10.639/03 e organizou o Fórum “Memória Viva e Ação Cultural na Escola”, em 2007, para propiciar uma reflexão entre gestores, educadores e atores da sociedade civil sobre esse potencial. Como parte do tema, houve debate sobre as ações afirmativas e políticas de cotas nas universidades brasileiras. Os Anais registram os debates do Fórum a partir da transcrição do registro gravado das sessões.

Os temas debatidos no Fórum de 2007 continuam bastante atuais, e serviram como subsídios para as reflexões de educadores nos Fóruns “Educação Afirmativa Sankofa” realizados pelo Ipeafro em 2010, 2011 e 2012.

Veja em nosso Acervo Digital as fotos do evento.