O documentário registra a cerimônia de deposição das cinzas de Abdias Nascimento no dia 13 de novembro de 2011, na Serra da Barriga, Alagoas, local da histórica República dos Palmares.
O Instituto Raízes de Áfricas, presidido por Arísia Barros, em conjunto com o Ipeafro e com outros parceiros, organizou uma programação de homenagens que iniciou com o Ìgbà Ábídi – Seminário Afro-Brasileiro. Teve apoios institucionais do Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de União dos Palmares, Fundação Cultural Palmares, SEPPIR e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
Participaram do seminário e da cerimônia de deposição das cinzas os filhos Henrique Cristóvão e Bida (Abdias Filho), acompanhados da mãe, a atriz Léa Garcia; a viúva Elisa Larkin Nascimento e seu filho Osiris Larkin Nascimento; e a bisneta Luíza Nascimento e sua avó Margarida de Moura Dias.
Entre as autoridades presentes estavam a ministra Luíza Helena Bairros, chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR); o então presidente da Fundação Cultural Palmares Elói Ferreira; o secretário de cultura do Governo do Estado de Alagoas Osvaldo Viégas; a Secretária Municipal de Turismo e Cultura de União dos Palmares, AL, Isabel Padilha; Paulo Roberto dos Santos, Presidente Conselho dos Direitos do Negro (CEDINE) do Estado do Rio de Janeiro; Ailton Ferreira dos Santos- Secretário Municipal da Reparação de Salvador (Semur); Olívia Santanna, vereadora de Salvador; Jorge Bezerra de Arruda, Assessor Especial do Governador do Estado de Pernambuco e presidente da Rede de Articulação da Umbanda e da Jurema de Pernambuco (RAJUPE) e outras lideranças do movimento negro; Mãe Miriam de Oxum, chefe de terreiro de candomblé em Alagoas.
Entre os convidados internacionais estavam os professores Anani Dzidzienyo, da Universidade Brown (EUA); Patrick Bellegarde Smith, de Estudos Africanos da Universidade de Wisconsin (EUA); e Felix Ayoh’Omidire, da Universidade Obafemi Awolowo (Nigéria); Leroi Callwell Johnson, artista e advogado de Búfalo (EUA); Emil Latimer, percussionista de Búfalo (EUA), entre outros participantes.
Do Brasil, teve participação especial o percussionista mineiro Djalma Corrêa; a atriz carioca Débora de Almeida, que junto com o cantor alagoano Chico de Assis declamou o poema de Abdias “Escalando a Serra da Barriga”.
Na ocasião do Seminário Ìgbà Ábídi, foi exibido o documentário Abdias Nascimento da TV Câmara, dirigido por diretor Fernando Bola, onde foram registradas as últimas entrevistas dadas pelo Professor.
Assista também o vídeo produzido pelo IPHAN que registra a cerimônia de um ano do falecimento de Abdias Nascimento, realizada no Rio de Janeiro em maio de 2012.
Título: Abdias Vive!
Direção: Fernando Bola