Campanha dos 21 dais de ativismo marca a data do dia 14 de março

A Campanha dos 21 dais de ativismo marca a data do dia 14 de março como momento importante de lembrar que há 5 anos estamos sem respostas de quem mandou matar Marielle e Anderson. Ao sair de uma atividade dos 21 dias, Anderson e Marielle foram emboscados e brutalmente assassinados.

Marielle era uma mulher preta, bissexual, cria da favela da Maré, lésbica e tinha conseguido o quinto lugar no número de votos na eleição para vereadora na cidade do Rio de Janeiro. Ela se mobilizou intensamente para eleger mais mulheres e incentivar jovens mulheres negras, tema de sua última atividade. Mais do que o grande papel que exercia na política, a cria da Maré, também mostrava que iria mais longe.

Dia 14 de março também tem a marca do nascimento de outros dois ícones da luta antirracista: a escritora Carolina Maria de Jesus e o político, escritor, pintor e ator Abdias Nascimento. Carolina de Jesus escrevia sobre seu cotidiano de mulher negra e pobre em todos os lugares que podia; e também questionava políticos que nada faziam pela população pobre e negra.

Abdias fez de seu cotidiano palco para a luta antirracista em várias áreas, sempre tentando transformar em política pública e em formato das muitas formas de artes que realizava.
Para eles não bastava ser contra o racismo, eram também antirracistas!

#21diasdeativismocontraoracismo #mariellevive #escritoramariacarolinadejesus #abdiasnascimento #movimentonegrobrasileiro