Coluna IPEAFRO está de volta no canal Pensar Africanamente. Em pauta: um diálogo sobre o Nosso Sagrado, aquele onde a Tradição dos Orixás, praticada nas casas religiosas de matriz africana, exerce um papel para além do campo religioso atuando junto à sociedade civil na defesa da cidadania, das minorias, na luta antirracista e contra todas as formas de desigualdades. È dia 07 de março, às 19h30, ao vivo pelo canal YouTube ou pelo Facebook Pensar Africanamente. Link direto: https://www.youtube.com/watch?v=w1dvGZbAxqc. Sorteio de dois exemplares do livro O Tradição dos Orixás, org. de Edlaine de Campos Gomes e Luis Cláudio de Oliveira. Ipeafro / Mar de Ideias, 2019.
Participantes:
Iya Sandrali Bueno
Iyalorixá, Psicóloga. Especialista em Criminologia. Servidora Publica. Ativista em Direitos Humanos. Antirracista. Feminista. Secretaria executiva do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenadora Estadual do GT Mulheres de Axé da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (RENAFRO), Nucleo RS. Conselheira do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas. Coordenadora de Formação do Movimento Negro Unificado/ RS. Integra o Coletivo Político NegrAtividade e idealizadora do Coletivo Antirracista o Melhor de Cada Uma. Autora do livro Pelo direito de ser quem sou: um ser coletivo, Porto Alegre, RS: Zouk, 2022.
Adaílton Moreira
Aos 56 anos é articulador da campanha #LutoNaLuta, contra o racismo e os crimes de racismo religioso / intolerância religiosa. Babá Adailton Moreira é Coordenador Nacional de Homens de Axé da RENAFRO-RJ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo defendido em 2018 a dissertação “Infância nas Redes Educativas de Iemanjá no Ilê Omiojuarô”. Recebeu a medalha de Mérito Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, das mãos da vereadora Marielle Franco, em novembro de 2017. Em abril de 2018 recebeu o Prêmio Culturas Populares do MINC – Edição Leandro Gomes de Barros, in memoriam de sua mãe biológica, Mãe Beata de Yemonjá. Babá Adailton segue mantendo o legado de sua mãe à frente do espaço sagrado construído por Mãe Beata, a Comunidade de Terreiro Ilê Omiojuarô, localizada em Miguel Couto, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.
Elisa Larkin Nascimento, autora do texto que abre o livro sorteado, é mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York (EUA) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), e foi parceira de Abdias Nascimento durante os últimos 38 anos de sua vida. Juntos fundaram, em 1981, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Elisa conceituou o fórum Educação Afirmativa Sankofa e escreveu diversos livros, entre eles O Sortilégio da Cor; os quatro volumes da coleção Sankofa; Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos e Abdias Nascimento, A Luta na Política. É curadora do Museu de Arte Negra online e participa da curadoria da exposição Abdias Nascimento e Museu de Arte Negra, realizada em parceria do Ipeafro com o Inhotim (2021-23).
Performance de Milsoul Santos. Autor dos livros Pássaro preto e Amor sem miséria, milita politicamente através da arte.
Sorteio: Para participar do sorteio você precisa ter uma conta no Instagram. Até às 21h do dia do sorteio, você vai fazer o seguinte:
(1) Compartilhe este evento no seu Stories, mencione e siga: @ipeafro @pensar.africanamente
(2) Faça um comentário e marque dois amigos
ATENÇÃO: não é permitido marcar contas fakes. Lembre-se: O prazo é até as 21h do dia do evento. Boa sorte!!!