
Da esquerda para a direita: Demétrio Machado de Freitas, Julio Menezes Silva, Rodney Ellis, Elaine Andrade Fragoso, Reginald Adams, Elisa Larkin Nascimento e Milsoul Santos. A foto é de Genésio Nogueira.
Na terça-feira, 19 de junho, a equipe do IPEAFRO recebeu a visita do ex-senador pelo Estado do Texas, Rodney Ellis, hoje comissário (titular do poder executivo) do condado de Harris County, Texas. Ele veio acompanhado de seu consultor para arte e cultura, Reginald Adams, artista e empreendedor social e comunitário. A dupla veio participar da Velo-City, maior conferência mundial sobre mobilidade urbana por bicicleta. O evento anual discute sustentabilidade e inclusão mediante políticas de transporte alternativo focadas na bicicleta e pela primeira vez teve lugar na América Latina, sendo realizada no Pier Mauá, Rio de Janeiro, de 12 a 15 de junho.

Cesar Nascimento, Elisa Larkin Nascimento, Rodney Ellis e Reginald Adams: no terreiro de Mão Beata de Yemonjá
Na companhia do empresário negro César Nascimento e da diretora IPEAFRO Elisa Larkin Nascimento, os norte-americanos cumpriram um roteiro negro de visita ao Rio. Foram a Miguel Couto, Nova Iguaçu, participar da cerimônia de reabertura do terreiro de candomblé Ilê Omiojuarô, fundado por Mãe Beata de Yemonjá, após período de luto pelo seu falecimento. Conferiram a presença da pintura Totem da Liberdade, de Abdias Nascimento, na exposição Rio de Samba: Resistência e Reinvenção, no Museu de Arte do Rio (MAR).

Rodney Ellis faz pose ao apoiado na escultura “Simpatia Carrancuda”, de José Heitor, enquanto Reginald Adams registra o momento. Foto: Elisa Larkin Nascimento
Visitaram a escultura Simpatia Carrancuda, de José Heitor da Silva, peça que integra a coleção Museu de Arte Negra, do Acervo IPEAFRO. A obra está temporariamente alojada no espaço das Docas Dom Pedro II, prédio construído pelo engenheiro abolicionista André Rebouças. Esse local integra o complexo histórico do sítio arqueológico do Cais do Valongo, onde encerraram a agenda negra.