A Pretaria, grupo editorial com projetos colaborativos voltados para a valorização da literatura afro-brasileira e da diáspora africana, lançou o seu podcast para discutir as relações étnico-raciais com foco na superação do racismo e discriminação em razão de raça/cor/etnia/religião/gênero ou origem. Elisa Larkin Nascimento, diretora do IPEAFRO, foi a primeira convidada e participou do podcast comentando as principais contribuições do autor Abdias Nascimento na luta Antirracista e na Literatura Brasileira.
Ouça o podcast: https://anchor.fm/pretaria-blackbooks/episodes/Apresentao-da-Obra-do-Autor-Abdias-Nascimento–O-Genocdio-do-Negro-Brasileiro-ee47cc/a-a273tga
Na edição do BlackBooks referente ao mês de março 2020, em parceria com a editora Perspectiva e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), foi enviado para os membros do Clube o livro O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento (para saber como funcionam os planos de assinatura, clique aqui). A primeira edição do livro foi lançada em 1978 e basicamente reproduz o ensaio que Abdias redigiu a pedido do professor Pio Zirimu, então diretor do colóquio do Segundo Festival Mundial de Artes e Culturas Negras e Africanas, realizado em Lagos, na Nigéria, entre os dias 15 de janeiro e 12 de fevereiro de 1977.
Adquira o livro aqui: https://editoraperspectiva.com.br/produtos/genocidio-do-negro-brasileiro-o/
SOBRE A ENTREVISTADA
Elisa Larkin Nascimento é ativista e intelectual antirracista, doutora em psicologia e mestre em direito e em ciências sociais, presidente do IPEAFRO, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, que trabalha com história e cultura de matriz africana e relações étnico-raciais. Ela coordena o tratamento técnico e a difusão do acervo de Abdias Nascimento, sob a guarda do IPEAFRO. Curadora de exposições com base nesse acervo, escreveu e organizou livros como O sortilégio da cor (2003), os cinco volumes da coleção Sankofa (2008-2009), e a biografia de Abdias Nascimento publicada pelo Senado Federal (2014).
SOBRE PRETARIA
A Pretaria é um Grupo Editorial com projetos colaborativos voltados para a valorização da literatura afro-brasileira e da diáspora africana, através do incentivo à leitura e a capacitação dos leitores nas temáticas das relações étnico-raciais com foco na superação do racismo e discriminação em razão de raça/cor/etnia/religião/gênero ou origem. O Grupo Editorial Pretaria surgiu em 25 de julho de 2015 no Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha com a reunião de um grupo de pesquisadoras negras (graduadas, mestrandas e doutorandas), para desenvolver projetos colaborativos que contribuem para a eliminação de preconceitos raciais e promoção de uma sociedade mais justa por meio da literatura. Possibilitando à população brasileira o reconhecimento das suas origens africanas e ameríndias, assim como à valorização de suas histórias e memórias culturais.