Axés do Sangue e da Esperança

O IPEAFRO homenageia as mulheres negras, pelo seu dia 25 de julho, ao publicar no nosso site o livro Axés do Sangue e da Esperança – Orikis. São as poesias de Abdias Nascimento, em que ele canta a mulher negra, a mulher-mãe, a mulher-filha, navegando as águas profundas do amor que sustentou-lhe a vida, suas ações e suas criações.

Esta publicação também homenageia a mulher negra pensadora, estudiosa e ativista na pessoa de Lélia Gonzalez,  antropóloga e filósofa cujo texto de introdução enriquece e dinamiza a leitura ao trazer o olhar e o intelecto feminino negro. Quando faleceu em 1994, Lélia era fundadora do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras e diretora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio.

Além da introdução de Lélia, temos o texto de orelha do filósofo e mestre Muniz Sodré, que junto com Lélia aborda o caráter único da expressão poética de Abdias, provindo de sua erudição em torno de uma matriz cultural e epistemológica de origem africana. Abdias dedicou sua vida criativa à proposição de que essa matriz não se reduz, como quer o universalismo etnocentrista,  a um suposto fetichismo ou a uma simples repetição folclórica, ambas invenções europeias na tentativa de diminuir o valor e o significado das referências culturais africanas. O livro contém, ao final, um glossário que ajuda o leitor leigo diante desses referenciais da erudição africana que permeiam o texto literário de Abdias.

Já o prefácio de Paulo Freire nos oferece uma janela de convívio com o Abdias homem público de seu tempo e país, e do mundo, ao lembrar os encontros nos tempos e nos espaços do exílio. O depoimento do educador mundial registra a dimensão pedagógica do trabalho de Abdias, que trouxe ao conhecimento de tantos intelectos e ativistas a dimensão de uma injustiça e uma luta que comumente eles ignoravam: a questão racial como questão funadmental de democracia e de direitos humanos no Brasil e no mundo.

O IPEAFRO se orgulha de oferecer esse livro para consulta do público em homenagem às mulheres negras e seu dia.

Axé Muntu, Lélia Gonzalez!

Axé Muntu, Nzinga, Luíza Mahin, Nanny e mulheres negras da América Latina e do Caribe!

Axé Muniz Sodré e Paulo Freire!

Axé povo negro do Brasil e do mundo!