O Genocídio do Negro Brasileiro

Neste mês de março, dedicado internacionalmente às mulheres (dia 8) e à luta pela eliminação da discriminação racial (dia 21), o Centro do Teatro do Oprimido (CTO) e o IPEAFRO se juntam para comemorar o Dia Mundial do Teatro do Oprimido, ao lançar no Rio de Janeiro a nova edição do livro O Genocídio do Negro Brasileiro. Na programação, o Grupo Popular do CTO, Cor do Brasil, com o performance Saco Preto. Haverá autógrafos da biografia Abdias Nascimento: Grandes Vultos que Honraram o Senado, de Elisa Larkin Nascimento. O evento acontece na sede do CTO na Lapa, Av. Mem de Sá, 31.
O CTO e o IPEAFRO guardam o legado e continuam o trabalho dos seus fundadores, Augusto Boal e Abdias Nascimento respectivamente. Abdias Nascimento fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944. Ali o jovem Augusto Boal se inspirou para seguir adiante, criando o Teatro do Oprimido. Os dois eram amigos e tinham em comum o engajamento artístico e político contra as opressões. Buscavam com sua teoria e prática transformar o mundo. Ambos celebravam aniversários de nascimento neste mês de combate à discriminação, fato simbólico de sua dedicação a essa causa, concebendo o teatro como instrumento de luta. Leia o release com mais informações sobre o evento.

O tema do genocídio permanece atualíssimo diante da violência que hoje atinge a população negra. O livro O Genocídio do Negro Brasileiro foi publicado originalmente no Brasil pela Paz e Terra em 1978, com prefácios de Wole Soyinka e Florestan Fernandes. A nova edição traz posfácio de Elisa Larkin Nascimento intitulado “O Genocídio no Terceiro Milênio”.

A peça Saco Preto aborda o racismo sofrido por um jovem negro que ao longo de sua existência enfrenta as múltiplas faces do genocídio negro no Brasil. O que fazer para não morrer?
Serviço:
Data: 16 de março de 2017
Horário: 19h
Local: Centro do Teatro do Oprimido – CTO
Av. Mem de Sá, 31 – Centro – Rio de Janeiro